21 de ago de 2011

Biografia Lady Gaga

Stefani Joanne Angelina Germanotta (Nova York, 28 de Março de 1986), mundialmente famosa por seu nome artístico Lady GaGa, é cantora, compositora e produtora musical. Começou a se apresentar no cenário musical de no sudoeste da cidade de Nova York em 2003 e matriculou-se na Escola de Arte Tisch (Tisch School of Arts) da Universidade de Nova York. Logo, assinou um contrato com a StreamLine Records, um selo da Interscope Records. Durante seu início na Interscope, trabalhou como uma compositora para artistas colegas e capturou a atenção de Akon, que reconheceu as suas habilidades vocais, e contratou-a para sua própria gravadora, a Kon Live Distribution.

Seu álbum de estreia, The Fame, lançado em 19 de agosto de 2008, atingiu o primeiro lugar no Reino Unido, Canadá, Áustria, Alemanha e Irlanda, enquanto nos Estados Unidos pegou #2 na Billboard 200 e #1 na / Electronic Álbuns, também da Billboard. Suas duas canções lançadas como singles, Just Dance e Poker Face, co-escritas e produzidas por RedOne, tornaram-se sucesso absoluto no mundo, atingindo o topo da Billboard Hot 100 nos Estados Unidos e em diversos países. O álbum, mais tarde, conseguiu 6 indicações ao Grammy, ganhando nas categorias de Melhor Álbum Eletrônico / Dance e Melhor Gravação Dance.

No início de 2009, embarcou em sua primeira turnê, a The Fame Ball Tour. Em novembro do mesmo ano, lançou o The Fame Monster, que contou com os singles Bad Romance, Telephone (feat. Beyoncé) e Alejandro, singles #1 no mundo e febre mundial. Depois do relançamento, embarcou na sua segunda turnê, The Monster Ball Tour.

É inspirada por artistas e grupos de como David Bowie e Queen, além de cantores de música como Madonna e Michael Jackson. Também declarou que a moda é uma fonte de inspiração para a sua composição e apresentações. Foi listada como a 73ª Artista da Década 2000 — 10 pela Billboard.

Em maio de 2010, a revista Time incluiu-a na sua lista anual das 100 pessoas mais influentes do ano no mundo, a Time 100. Em junho, a Forbes colocou-a na posição de número quatro na sua lista das 100 Mais Poderosas e Influentes celebridades no mundo; também foi classificada como o segundo artista musical mais poderoso no mundo. Em outubro, a Forbes a colocou na 7ª posição em sua lista anual das 100 Mulheres Mais Poderosas do Mundo.

Em apenas 2 anos de carreira, já vendeu mais de 15 milhões de álbuns e 51 milhões de singles mundialmente.

Grande vencedora do VMA 2010, levando para casa 8 das 13 indicações recebida, é também a cantora mais vista no YouTube, sendo a primeira a ultrapassar a marca de 1 bilhão de visualizações em seu canal VEVO.

Postagens populares

Twitter

 
Cantinho da Mah Morenah | por Templates e Acessórios ©2010