O que é ser pansexual? Tire as dúvidas em 5 esclarecimentos

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a pluralidade da afetividade sexual não é característica de pessoas confusas



Pense em alguém que namora um homem. Um dia o relacionamento acaba e a mesma pessoas está agora relacionando-se com uma mulher ou um transgênero. A sociedade se espanta, mas ao mesmo tempo já a denomina: tratam-se dos pansexuais. Dentre os mais célebres pansexuais assumidos, encontra-se o cantor e compositor Sergei.
O prefixo "pan" é originário do grego, que significa "todos" ou "tudo". As pessoas pansexuais são atraídas por todos os tipos de pessoas, independentemente do seu sexo, gênero ou apresentação.
Existem vários gêneros, que seria a opção sexual social de cada um e que pode ser diferente de seu sexo biológico - exemplos das pessoas transexuais. E enquanto algumas pessoas não se enquadram no binário de gênero tradicional - homem ou mulher heterossexual -,  também na afetividade há quem não se enquadre nos termos bissexualidade ou homossexualidade.
Portanto, pansexual nada mais é do que pessoas que se atraem sexual e afetivamente por todos os gêneros. De acordo com a psicóloga e sexóloga Rose Rodrigues, pansexual não é uma parafilia e muito menos um conceito. 
"Trata-se apenas de uma forma de classificação em um mundo que, por vezes, exige rótulos. Não há muito sobre o que falar, mas eu tomaria emprestado a definição que o próprio grupo usa para 'se explicar' perante a sociedade: são pessoas que atraem-se por pessoas", completa a especialista. 

Pansexual transa com árvores?

Diante desta definição, a especialista aproveita para esclarecer um mito, o qual muitas pessoas se apegaram: pansexual não é alguém que gosta de transar com árvores ou animais.
Do ponto de vista psicológico, isso poderia ser considerado uma parafilia (comportamento sexual atípico ou inaceitável social ou legalmente). Mas não é o caso. 
"Esse conceito ficou muito arraigado no Brasil quando o cantor Sergei, em uma entrevista, disse já ter se apaixonado por uma árvore. Mas isso foi uma irreverência do artista, provavelmente. Pansexuais concentram-se em atrair-se por seres humanos mesmo", reforça a sexóloga. 

Tirando o preconceito em 5 esclarecimentos

1. "Ser pansexual é o mesmo que ser bissexual. Existem apenas dois gêneros". Embora os termos se sobreponham, pansexual e bissexual significam duas coisas diferentes. A bissexualidade é definida como a atração por dois sexos. Pansexual, por todos os gêneros.
2. "Pansexualidade é sinônimo de promiscuidade". Não se deve confundir pansexual com poliamoroso. Não existe essa associação direta. Assim, como alguém pode ser monossexual (apenas atraído por um gênero) e poliamoroso (que tem desejo de mais de um relacionamento romântico ou sexual ao mesmo tempo), é possível ser pansexual e monogâmico. Portanto, os pansexuais não são mais propensos a serem promíscuos ou infiéis do que qualquer outra pessoa. 
3. "Você está confuso". Em geral, as pessoas que dizem isso são geralmente apenas ignorantes sobre sexualidade e gênero. Ao contrário da crença popular, a sexualidade não precisa ser um dos dois extremos. Pelo contrário, é um espectro, e há muitas sexualidades entre heterossexuais e homossexuais. Ser pansexual não significa que ainda não se tenha feito uma escolha sobre se é ou não gay, significa apenas não estar restrito a uma determinada escolha. 
4. "É apenas uma moda". O termo pansexual começou a ser usado nos anos 1990 por pessoas que desejam indicar seu reconhecimento da fluidez do gênero e sua crença de que há mais de dois gêneros. O fato das pessoas estarem falando mais sobre isso está ligado à questão de gêneros estar em voga neste momento no mundo, justamente para levar mais conforto a quem não se identifica com o padrão heterossexual.
5. "Mas você só namorou homens". O pansexual não precisa justificar sua sexualidade a ninguém, namorando uma mulher, uma pessoa trans ou uma pessoa não bissexual, apenas para provar que é pansexual. Basta assumirem a pansexualidade e elas devem ser respeitadas.
fonte :http://arevistadamulher.com.br

cantinho da mah morenah

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário: